segunda-feira, 28 de junho de 2010

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA


A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das ideias opostas às dos pais e irmãos, formação da identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É uma fase do desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta. Muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos e nas atitudes dos jovens.

A gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher e envolve várias alterações físicas e psicológicas. Desde o crescimento do útero e alterações nas mamas a preocupações sobre o futuro da criança que ainda irá nascer. São pensamentos e alterações importantes para o período.

Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade.

O início da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar, adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam, na maioria das vezes, tem o mesmo histórico dos pais. A queda dos comportamentos conservadores, a liberdade idealizada, o hábito de “ficar” em encontros eventuais, a não utilização de métodos contraceptivos, embora haja distribuição gratuita pelos órgãos de saúde públicos, seja por desconhecimento ou por tentativa de esconder dos pais a vida sexual ativa, fazem com que a cada dia a atividade sexual infantil e juvenil cresça e consequentemente haja um aumento do número de gravidez na adolescência.

A gravidez precoce pode estar relacionada com diferentes fatores, desde estrutura familiar, formação psicológica e baixa autoestima. Por isso, o apoio da família é tão importante, pois a família é a base que poderá proporcionar compreensão, diálogo, segurança, afeto e auxílio para que tanto os adolescentes envolvidos quanto a criança que foi gerada se desenvolvam saudavelmente. Com o apoio da família, aborto e dificuldades de amamentação têm seus riscos diminuídos. Alterações na gestação envolvem diferentes alterações no organismo da jovem grávida e sintomas como depressão e humor podem piorar ou melhorar.

Para muitos jovens, não há perspectiva no futuro, não há planos de vida. Somado a isso, a falta de orientação sexual e de informações pertinentes, a mídia que passa aos jovens a intenção de sensualidade, libido, beleza e liberdade sexual, além da comum fase de fazer tudo por impulso, sem pensar nas consequências, aumenta ainda mais a incidência de gestação juvenil.

É muito importante que a adolescente faça o pré-natal para que possa compreender melhor o que está acontecendo com seu corpo, seu bebê, prevenir doenças e poder conversar abertamente com um profissional, sanando as dúvidas que atordoam e angustiam essas jovens.


Qualquer dúvida procure a unidade de saúde mais próxima!!



Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

quarta-feira, 23 de junho de 2010

GONORRÉIA.....

Corrimento vaginal e ureteral pode ser sinal de Gonorréia ou Clamídia.

A Gonorréia é uma DST (doença sexualmente transmissível) causada por uma bactéria chamada Neisseria gonorrhoeae (gonococo). A infecção acomete homens e mulheres igualmente.

A transmissão só é feita de 2 maneiras: via sexual (oral, vaginal e anal) ou entre mãe e filho durante o parto. Não há descrições de transmissão do Gonococo através banheiros públicos ou piscinas. A gonorréia pode ser transmitida mesmo quando assintomática ou quando não há ejaculação.

Seu período de incubação, ou seja, o período entre o contágio até o surgimento dos sintomas, varia de 2 a 8 dias.

Sintomas da gonorréia
:

O principal sintoma é a uretrite, inflamação da uretra, que é o canal que conduz a urina, iniciando-se na bexiga e terminado na ponta do pênis ou da vulva.

Quando não tratada, a gonorréia pode levar a grande número de complicações, como infecção dos testículos e próstata nos homens. Nas mulheres a pior complicação é a doença inflamatória pélvica, uma infecção grave dos órgãos reprodutores acometendo útero, ovários e trompas. Em ambos sexos pode ocorrer estreitamento da uretra e infertilidade.

O Gonococo não tratado também pode levar a disseminação da doença pelo corpo. A gonorreía disseminada causa:

- Artrites infecciosas em joelho, tornozelos e cotovelos
- Lesões de peles (pequenos pontos purulentos principalmente em mãos e pés)
- Acometimento do fígado com hepatite (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES)
- Endocardite (infecção das válvulas do coração) (leia: O QUE É ENDOCARDITE?)
- Meningite (leia: MENINGITE)
- Osteomielite (infecção dos ossos)

Além da doença disseminada, a gonorréia não tratada em grávidas pode ocasionar parto pré-maturo e infecção do recém-nascido, principalmente lesões oculares .

POR ISSO VOCÊ JÁ SABE: PROCURE A UNIDADE DE SAÚDE MAIS PRÓXIMA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Leia mais: http://www.mdsaude.com/2009/01/dst-gonorreia-e-clamidia.html#ixzz0rijty900







sexta-feira, 18 de junho de 2010

2º HERPES


Herpes (herpes simples, herpes labial) -"NÃO É XIXI DE ARANHA"!!!!!!!

O que é?

O herpes é uma infecção causada pelo Herpes simplex virus. O contato com o vírus ocorre geralmente na infância, mas muitas vezes a doença não se manifesta nesta época. O vírus atravessa a pele e, percorrendo um nervo, se instala no organismo de forma latente, até que venha a ser reativado.

A reativação do vírus pode ocorrer devido a diversos fatores desencadeantes, tais como: exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica. Algumas pessoas tem maior possibilidade de apresentar os sintomas do herpes. Outras, mesmo em contato com o vírus, nunca apresentam a doença, pois sua imunidade não permite o seu desenvolvimento.

Manifestações clínicas

As localizações mais frequentes são os lábios e a região genital, mas o herpes pode aparecer em qualquer lugar da pele. Uma vez reativado, o herpes se apresenta da seguinte forma:

1. inicialmente pode haver coceira e ardência no local onde surgirão as lesões.
2.a seguir, formam-se pequenas bolhas agrupadas como num buquê sobre área avermelhada e inchada.
as bolhas rompem-se liberando líquido rico em vírus e formando uma ferida. É a fase de maior perigo de transmissão da doença.
3.a ferida começa a secar formando uma crosta que dará início à cicatrização.
4.a duração da doença é de cerca de 5 a 10 dias.

Os seguintes cuidados devem ser tomados durante um surto de herpes:

1.o tratamento deve ser iniciado tão logo comecem os primeiros sintomas, assim o surto deverá ser de menor intensidade e duração;
2.evite furar as vesículas;
3.evite beijar ou falar muito próximo de outras pessoas, principalmente de crianças se a localização for labial;
4.evite relações sexuais se for de localização genital;
5.lave sempre bem as mãos após manipular as feridas pois a virose pode ser transmitida para outros locais de seu próprio 6.corpo, especialmente as mucosas oculares, bucal e genital.

PROCURE A UNIDADE DE SAÚDE PARA MAIORES INFORMAÇÕES!!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Série de estudos sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis



1º CONDILOMA ACUMINADO

Ou Crista de Galo, é uma doença causada por um vírus, o Papillomavírus humano. As lesões do Condiloma, também nos órgãos genitais, são do tipo verrugas, lembrando couve-flor. Contudo, em algumas manifestações clínicas podem ser bem diferentes. Em outras ocasiões, um dos parceiros pode apresentar lesões típicas (tipo couve-flor), enquanto o outro parceiro pode não ter lesão evidente, mas ser portador do vírus, também conhecido como HPV.O tratamento do Condiloma Acuminado é feito com substâncias ou intervenções que só os médicos devem manusear, pois podem causar sérios problemas quando usadas sem os cuidados necessários.



segunda-feira, 14 de junho de 2010

Contador de Visitas

DOENÇA DO BEIJO! Você pode ter e nem saber! Cuide-se!

MONONUCLEOSE
ASPECTOS CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS ( Sinais, sintomas e como acontece):
É uma síndrome infecciosa que acomete principalmente indivíduos entre 15 e 25 anos de idade. Essa infeccção pode ser assintomática ou apresentar-se com febre alta, odinofagia(deglutição dolorosa de alimentos), sintomas constitucionais, tosse,artralgias(dor nas articulações), adenopatia cervical(aumento de glânglios na região do pescoço) posterior simétrica, que pode se generalizar, esplenomegalia(aumento do baço), hepatomegalia discreta( aumento do baço e fígado), raramente com icterícia( cor amarelada da pele),erupção cutânea(pequenas lesões na pele acompanhadas por vermelhidão), comprometimento do orofaringe(garganta e regiões) sob a forma de faringo-amigdalite exudativa( presença de secreção e placas na garganta).
O paciente pode restabelecer-se em poucas semanas, porém uma pequena proporção de doentes necessita de meses para recuperar seus níveis de energia anteriores à enfermidade. Há controvérsias sobre a cronicidade(mantém por muito tempo ou evolui lentamente) da infecção. Recentemente, tem estado associada à etiopatogenia de várias neoplasias(comportamento do microorganismo agressor para causar a doença) e aumentado sua importância após o aparecimento da aids.
Agente etiológico(Agente que causa a doença):
Vírus Epstein-Barr (VEB), da família Herpesviridae.
Reservatório( Onde o agente se multiplica):
O homem.
Transmissão:
Inter-humano(Entre humanos) pelo contato íntimo de secreções orais (saliva)(BEIJO); é rara a transmissão através de transfusão sangüínea ou contato sexual.
Período de incubação(intervalo de tempo entre o primeiro contato e o início dos sinais clínicos e sintomas da doença):De 30 a 45 dias.
Período de transmissibilidade:Pode durar um ano ou mais.
Diagnóstico: Exame de sangue associado aos sinais clínicos.
É uma doença cosmopolita, presente nas cidades. Portanto muito cuidado antes de sair beijando desconhecidos.

domingo, 13 de junho de 2010

O que mudou em você?


Durante a puberdade, os meninos passam pelas seguintes mudanças corporais e biológicas:


  • aparecimento de pêlos pubianos;

  • crescimento do pênis e testículos;

  • engrossamento da voz;

  • crescimento corporal;

  • surgimento do pomo-de-adão;

  • primeira ejaculação.


Entre as meninas, as mudanças mais importantes são:


  • começo da menstruação (a primeira é chamada de menarca);

  • desenvolvimento das glândulas mamárias;

  • aparecimento de pêlos na região pubiana e axilas;

  • crescimento da região da bacia (quadril).

VOCÊ É MUITO IMPORTANTE PARA NOSSO BLOG


Se você já teve dúvidas sobre uso de drogas, namoro, sexo,amizade, por que algumas coisas estão acontecendo com seu corpo?....
Veio ao lugar certo, sempre que possível procuraremos esclarecer suas dúvidas, com apoio de profissionais capacitados e o melhor de tudo é que você NÃO precisa se identificar, a única coisa que pedimos é que divulgue o blog para todos seus conhecidos, de todas as idades, de qualquer lugar do Brasil....
Contamos com seu acesso no Blog diariamente!!!!
Abraços